Voce esta aqui: Notícias Sintraf de Rio Fortuna participa de mobilizações

Sintraf de Rio Fortuna participa de mobilizações

E-mail Imprimir PDF
AddThis Social Bookmark Button
A manifestação dos agricultores ocorreu em Florianópolis recentemente.

“Foi produtiva a participação de agricultores da região”, assim declarou a presidenta do Sintraf de Rio Fortuna e região, Arlete Bloemer, sobre a importância da IV Jornada Nacional de Lutas (estadual), em Florianópolis. Aproximadamente 100 agricultores de Rio Fortuna, Santa Rosa de Lima, Grão-Pará e Anitápolis, ligados à Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar, participaram do evento.
As mobilizações desta jornada de lutas foram organizadas junto com as Cresóis dos municípios, bem como, houve a participação da Cresol Central, em nível estadual. Em Rio Fortuna, houve apoio financeiro da câmara de vereadores e da prefeitura quanto ao transporte dos agricultores. Já na região de Santa Rosa de Lima e Anitápolis, a Cresol que bancou os custos. Segundo a presidenta, em Grão-Pará não foi possível uma mobilização maior devido à falta de transporte. “Isso  prejudicou a articulação dos agricultores, que foram no ônibus de Rio Fortuna”, esclarece.
Na capital, houve manifestações na Praça da Alfândega até a assembléia legislativa, onde o coordenador da Fetraf Sul, Daniel Kothe, apresentou a pauta de reivindicações da categoria. Após, os agricultores participaram de audiência com a diretora-presidenta da Companhia de Habitação do Estado de Santa Catarina (Cohab), Maria Darci Mota Beck. As reivindicações foram apresentadas por Alexandre Bergamin, representando a Fetraf Sul, e Liane Kothe, pela Cooperativa de Habitação dos Agricultores Familiares (Cooperhaf), além do deputado estadual, Dirceu Dresch.
Maria Darci garantiu a liberação imediata do valor da contrapartida para 100 projetos de habitação rural que estavam represados desde 2006 na Cohab. “Somente através de participação e manifestos poderemos avançar na conquista de melhor qualidade de vida aos agricultores e agricultoras”, acrescenta Arlete.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Joomlart