Voce esta aqui: Notícias Seminário sobre Feminismo e Agroecologia reúne agricultoras familiares

Seminário sobre Feminismo e Agroecologia reúne agricultoras familiares

E-mail Imprimir PDF
AddThis Social Bookmark Button
m_20151125_154825

Nesta quarta-feira, 25, agricultoras familiares de diferentes municípios de Santa Catarina se reuniram em Chapecó para participar do seminário sobre feminismo e agroecologia. A atividade faz parte do projeto “Organização Produtiva de Mulheres e Promoção de Autonomia por Meio do Estímulo a Prática Agroecológica” que está sendo executado em Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.

O curso é realizado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar da Região Sul (FETRAF-SUL/CUT), Movimento de Mulheres Camponesas (MMC) e Movimento Sem Terra (MST). O objetivo do projeto é capacitar técnicas e agricultoras das entidades que atuam com grupos produtivos de mulheres rurais para que desenvolvam ações voltadas à promoção da produção e transição agroecológicas.

As seis turmas que se reuniram nesta quarta-feira representam as agricultoras familiares da FETRAF-SUL/CUT, camponesas do MMC e MST, técnicos e técnicas de chamadas públicas de ATER e dirigentes e lideranças das três entidades.

O debate dobre feminismo e agroecologia gerou discussões importantes e segundo a coordenadora do projeto pela Federação, Jucimara Araldi, pôde-se perceber o amadurecimento e avanço nas práticas sobre o tema.

A coordenadora de Mulheres da FETRAF-SUL/CUT em Santa Catarina, Lisete Bernardi, também participou da atividade. “Esse projeto além de despertar as mulheres para a luta contra o machismo e opressão, também trouxe unidade entre as mulheres da agricultura familiar. Estamos todos muito satisfeitos com os resultados”, salientou Lisete.

Durante todo o dia aconteceu a exposição de produtos, artesanatos, plantas medicinais e remédios homeopáticos.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Joomlart