Voce esta aqui: Notícias Possíveis beneficiários do PNCF participam de capacitação em Santa Catarina

Possíveis beneficiários do PNCF participam de capacitação em Santa Catarina

E-mail Imprimir PDF
AddThis Social Bookmark Button
m_1246996523

Mais capacitações iniciais a possíveis beneficiários do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) aconteceram nos municípios de Canoinhas e Caçador, ambos localizados no Planalto Norte do Estado de Santa Catarina.

As atividades são promovidas pela FETRAF-SC, por meio do Convênio entre FETRAF/BRASIL E Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), e foram apresentados os parceiros do PNCF nacionais, estaduais e locais, levantando temas importantes como a escolha da terra, documentação da terra, o melhor terreno para se plantar e o local ideal para a permanência das famílias.

Foi explicado ainda o perfil dos beneficiários dentro do novo decreto nº. 8.500, as pessoas que realmente se enquadram no programa, expondo as linhas de crédito, taxas de juros, prazos de pagamento e os encargos, além dos fluxos das propostas e os passos a serem dados a partir destas capacitações.

O desenvolvimento do projeto produtivo e da assistência técnica para realizar um bom trabalho dentro da propriedade, junto com os beneficiários após ser assentado, na perspectiva de fazê-lo migrar da cultura do fumo (predominante nessas regiões) para novas culturas mais rentáveis e menos prejudicial à saúde também foi alvo de discussões nos encontros. A preocupação com o meio ambiente, onde o manuseio dos resíduos dos lixos domésticos e tóxicos nas propriedades foi ensinado também foi destaque.

Na pauta também esteve a discussão sobre o PRONAF A,  programas do Governo Federal e do Governo do Estado que incentivam a agricultura familiar como o “Troca Troca de Sementes”, a distribuição gratuita de calcário para a correção do solo, kits de sementes forrageiro para a produção de leite, o PNHR, a venda institucional da merenda escolar , PAA, luz para todos e outros.
 
De acordo com Marcos Rozar, coordenador do PNCF no Estado,  mais de cinco propostas nestas regiões serão encaminhadas para o processo de negociação da Terra. Em breve mais famílias poderão mudar de vida a partir do crédito fundiário.
 
EM CANOINHAS
Aproximadamente 50 pessoas dos municípios de Canoinhas, Bela Vista do Toldo, Mato Costa, Três Barras e Porto Leão acompanharam o dia desta atividade que trouxe informações relevantes as possíveis beneficiários. Organizada pelo sindicato do Planalto Norte de Canoinhas, sob a coordenação de João Grin.

EM CAÇADOR
21 agricultores e trabalhadores de Macieira, Evaldo Oeste, Calmon ,Rio das Antas e Caçador participaram da atividade. A capacitação foi organizada pelo Sindicato Regional de Caçador , sob a coordenação de Wanderlei Dalpiaez.

Informações e fotografia: Fetraf-Brasil

Alterações: Fetraf-Sul

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Joomlart