Voce esta aqui: Notícias Cultivares de bananas são testados no Rio Grande do Sul

Cultivares de bananas são testados no Rio Grande do Sul

E-mail Imprimir PDF
AddThis Social Bookmark Button
Avaliar a adaptação de variedades de bananas vindas da Bahia, a resistência delas às baixas temperaturas do Estado e a doenças típicas motivaram uma pesquisa que reúne agricultores, a Emater/RS-Ascar e a Embrapa Cruz das Almas da Bahia em Morrinhos do Sul. Os resultados serão apresentados no dia 22 de março, às 14h, no Salão Comunitário da Igreja Sagrada Família, no município. 
Nesse dia, o pesquisador da Embrapa Cruz das Almas, Edson Perito Amorim, vai apresentar o experimento - que faz parte de um estudo amplo de avaliação de genótipos promissores de bananeira iniciado em 2008 - e os resultados encontrados. 
A área experimental destinada ao cultivo está na propriedade do agricultor Paulo Offman Valim e conta com cerca de 200 pés de bananas de 23 cultivares diferentes. 
De acordo com o chefe do escritório da Emater/RS-Ascar em Morrinhos do Sul, José Munari, desde o plantio foi feito o acompanhamento das mudas e comprovou-se que algumas são resistentes ao clima frio e a doenças como o Mal do Panamá - endemia causada por fungos que pode até devastar uma plantação - demonstrando que existem variedades novas que podem ser cultivadas no Estado, apresentando bons resultados. 
Munari ressalta que, ao final destes quatro anos, dois grupos de banana-prata e dois grupos de banana do tipo maçã apresentaram resistência ao Mal do Panamá e uma melhor adaptabilidade econômica. “Com uma banana mais resistente, a produtividade dos bananais aumentaria e as vendas também. Além disso, não haveria a necessidade da aplicação de insumos químicos, o que tornaria o custo de cultivo mais barato”, afirma. 
Com um montante de quinhentas caixas por ano por hectare em uma área de 3 mil hectares, o cultivo de bananas é a principal atividade econômica desenvolvida em Morrinhos do Sul. Os produtores que tiverem interesse em adquirir essas novas variedades devem entrar em contato com o escritório municipal da Emater/RS-Ascar. 
 
Informações 
Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional Porto Alegre 

Comentários  

 
#1 Fortunato Franco 15-12-2015 07:53
Prezado Chefe da EMATER. Desejo adquirir algumas poucas mudas da variedade cultivada aí na região de Morrinhos do Sul e que vem se adaptando na região Sul, conforme seu comentário. Moro em São Vicente do Sul e preciso saber como faço para adquirir essas mudas, qual o custo de transporte, etc...Desde já, agradeço a sua atenção pois quero algumas mudas para um plantio caseiro e também para difundir com amigos e familiares, essa variedade.
Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Joomlart