Fetrafsul http://www.fetrafsul.org.br Tue, 19 Mar 2024 07:59:10 +0000 Joomla! - Open Source Content Management pt-br benhur.zanini@gmail.com (Site Fetrafsul) Quem somos http://www.fetrafsul.org.br/index.php/fetraf-sul/quem-somos http://www.fetrafsul.org.br/index.php/fetraf-sul/quem-somos Quem somos:

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar da Região Sul do Brasil está organizada em 22 microrregiões, congregando 93 Sindicatos de Trabalhadores Rurais, Sindicatos de Trabalhadores na Agricultura Familiar, ASSAF, APAFA e ASSINTRAFs em toda a Região Sul. Com sindicatos regionais fortes, a Fetraf-Sul/CUT abrange mais de 288 municípios no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

É orgânica à Central Única dos Trabalhadores (CUT), para ser um instrumento a serviço dos agricultores familiares e da classe trabalhadora.

É uma organização diferenciada das outras organizações do campo, articulando a luta política de forma integrada (visão global) com a organização econômica/social, construindo caminhos e alternativas concretas para os agricultores e agricultoras familiares.

Fundação:

28 de março de 2001 – Chapecó – SC.

Mais de dois mil participantes, entre delegados, convidados nacionais, internacionais e observadores estiveram presentes.

 

Por que foi criada a Fetraf-Sul/CUT:

Para articular os trabalhadores na Agricultura Familiar em torno dos Sindicatos, fortalecendo-os em sua representatividade;

Ser um espaço representativo dos Agricultores e Agricultoras nas negociações com os governos Municipais, Estaduais e Federal;

Para organizar Projetos Alternativos nas diversas áreas;

Ter uma prática não simplesmente assistencialista (como as estruturas tradicionalmente arcaicas);

Debater com a sociedade a importância da Agricultura Familiar;

Implantar um Sindicalismo novo, classista, democrático, massivo e propositivo, com capacidade de organização nas comunidades e municípios, de mobilização e pressão por melhores condições de vida e de elaboração e negociação de políticas com o Estado e a sociedade;

Articular as propostas do Projeto Alternativo de Desenvolvimento Sustentável e Solidário;

Organizar os espaços regionais, criando Sindicatos regionais estruturados em novas funções e princípios, enraizados na base, por meio de grupos de produção, núcleos comunitários, associações e cooperativas.

 

]]>
benhur.zanini@gmail.com (Super User) ROOT Mon, 03 Dec 2001 03:06:00 +0000
Direção http://www.fetrafsul.org.br/index.php/fetraf-sul/direcao http://www.fetrafsul.org.br/index.php/fetraf-sul/direcao  Coordenador(a) Geral:  VILSON ALBA

Coordenador de Finanças:  CELSO RICARDO LUDWIG

Coordenador da Secretaria Geral e Comunicação:  DIEGO SIGMAR KOHWALD

Coordenador(a) Estadual de SC:  ALEXANDRE BERGAMIN

Coordenador(a) Estadual do PR:  NEVERALDO OLIBONI

Coordenador(a) Estadual do RS:  CLEONICE BACK

]]>
benhur.zanini@gmail.com (Super User) ROOT Mon, 05 Nov 2012 10:19:08 +0000
Relatório do roteiro no Brasil, para lançar a filmagem 'O ritmo da lagarta' e o livro 'Oásis. Força planetária para uma nova primavera'. http://www.fetrafsul.org.br/index.php/142-relatorio-do-roteiro-no-brasil-para-lancar-a-filmagem-o-ritmo-da-lagarta-e-o-livro-oasis-forca-planetaria-para-uma-nova-primavera http://www.fetrafsul.org.br/index.php/142-relatorio-do-roteiro-no-brasil-para-lancar-a-filmagem-o-ritmo-da-lagarta-e-o-livro-oasis-forca-planetaria-para-uma-nova-primavera Se alguem busca ainda o livro, pode contatar: luiz Young <luizfyoung@yahoo.com.br>

Desde 12 de janeiro 2018 duas voluntárias de Wervel vão ficar três meses no Cerrado Brasileiro.

Normalemente vou voltar no mês de maio-junho 2018 para continuar nosso diálogo internacional.

Luc Vankrunkelsven, Bruxelas,

www.wervel.be/pt

]]>
benhur.zanini@gmail.com (Super User) ROOT Mon, 18 Dec 2017 19:18:36 +0000
Luc Vankrunkelsven, da ONG Wervel na Bélgica - Novo roteiro no Brasil, de 29 de agosto até 2 de outubro http://www.fetrafsul.org.br/index.php/141-luc-vankrunkelsven-da-ong-wervel-na-belgica-novo-roteiro-no-brasil-de-29-de-agosto-ate-2-de-outubro http://www.fetrafsul.org.br/index.php/141-luc-vankrunkelsven-da-ong-wervel-na-belgica-novo-roteiro-no-brasil-de-29-de-agosto-ate-2-de-outubro Bom dia,

Aqui vos fala Luc Vankrunkelsven, da ONG Wervel na Bélgica. Escrevo este e-mail para vos comunicar que vamos fazer um novo roteiro no Brasil, de 29 de agosto até 2 de outubro, para participar em diferentes eventos, diálogos internacionais, palestras, etc. Também vou lançar meu último livro, 'Oásis. Força planetária para uma nova primavera' (veja: https://www.youtube.com/watch?v=mKnVCCIFnpM&t=226s), e as filmagens 'O ritmo da lagarta' (https://www.youtube.com/watch?v=YmV3bq4tcP8&t=72s) e sobre nosso trabalho internacional sobre o Cerrado (https://www.youtube.com/watch?v=3EFns6PtAPI&t=3s)

A programação provisória é:

30/8-2/9: São Paulo, com 1/9: http://www.vegfest.com.br/ e http://www.vegfest.com.br/luc-vankrunkelsven.html em Campos do Jordão.

4/9-6/9: Chapecó: Fetraf Santa Catarina, Fetraf-Sul e universidades

7-9/9: Curitiba

10-11: Goiânia (Dia Nacional do Cerrado)

12-15/9: Brasília (Congresso internacional de agroecologia: http://agroecologia2017.com/)

17-19/9: Montes Claros e Instituto Federal de Januária

20-21/9: Fortaleza (Unilab) e Tabuleiro

22-24/9: Recife (vegetarianos e outros)

24-25/9: Belo Horizonte

26-27/9: Instituto Federal de Rio Pomba e Barbacena

28/9-1/10: Rio de Janeiro e Seropédica

Em São Paulo vou comprar um novo chip e terei um número de celular Brasileiro. Se quiser, posso enviar tal número (para nos encontrarmos nas rodoviárias ou aeroportos).

Para mais informação sobre a Wervel veja: www.wervel.be/pt e www.wervel.be/en; Facebook 'Viva Cerrado'.

Se quiser obter os livros 'Soja, tesouro ou tesoura?' ou 'Oásis', por favor envie um e-mail para Luiz Young <luizfyoung@yahoo.com.br> em Curitiba.

Abração e até as semanas de diálogo internacional.

 

]]>
benhur.zanini@gmail.com (Super User) ROOT Fri, 18 Aug 2017 16:09:55 +0000
VIVA CERRADO publica matéria no Facebook sobre Luc Vankrunkelsven e Fetraf Sul http://www.fetrafsul.org.br/index.php/140-viva-cerrado-publica-materia-no-fecbook-sobre-luc-vankrunkelsven-e-fetraf-sul http://www.fetrafsul.org.br/index.php/140-viva-cerrado-publica-materia-no-fecbook-sobre-luc-vankrunkelsven-e-fetraf-sul

Luc Vankrunkelsven, da ONG Wervel (Bélgica/Europa) já publica, há 12 anos, livros em ambos os lados do oceano: no Brasil e na Europa. Tratam-se de crônicas que abordam a (inter)dependência da agricultura e dos alimentos entre Brasil-Europa; Brasil-China. E também as alternativas, no Brasil e na Europa.

Os últimos livros 'Oásis. Força planetária para uma nova primavera' (2016) e 'Soja: tesouro ou tesoura?' (2014) podem ser encomendados junto a Luiz Young <luizfyoung@yahoo.com.br>;, em Curitiba. Na Bélgica/Europa: luc@wervel.be, em Bruxelas.

Para mais informações, consulte http://www.fetrafsul.org.br/…/138-oasis-forca-planetaria-pa…

]]>
benhur.zanini@gmail.com (Super User) ROOT Mon, 19 Jun 2017 15:54:22 +0000
8 de Março - Dia de Luta Agricultoras Familiares dizem não à Reforma da Previdência em SC http://www.fetrafsul.org.br/index.php/139-8-de-marco-dia-de-luta-agricultoras-familiares-dizem-nao-a-reforma-da-previdencia-em-sc http://www.fetrafsul.org.br/index.php/139-8-de-marco-dia-de-luta-agricultoras-familiares-dizem-nao-a-reforma-da-previdencia-em-sc Bandeiras, cartazes, faixas e placas refletiram o tom da voz no dia 8 de março, dia Internacional da Mulher, em diversas cidades catarinenses. O dia ficou marcado como um momento de luta e reflexão e teve como norte o combate à reforma da Previdência, à reforma trabalhista, ao assédio, à violência contra as mulheres e tantas outras formas de opressão que buscam acabar com os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras do campo e da cidade. 

Representando uma das categorias mais prejudicadas, em especial, pela reforma previdenciária, a Federação dos Trabalhadores e trabalhadoras na Agricultura Familiar de Santa Catarina (Fetraf SC) esteve presente nas mobilizações realizadas em todo o estado. Neles, as mulheres agricultoras familiares, juntamente com outros setores representativos da classe trabalhadora do campo e da cidade, deixaram clara a indignação diante de cenário político-social que massacra o povo brasileiro.
Melhorias nas políticas públicas para a agricultura, flexibilizações em relação ao custeio agrícola e ao Programa de Garantia de Preço para a Agricultura Familiar (PGPAF) também foram alguns dos pontos debatidos nos atos. A Fetraf SC esteve presente em mobilizações nas cidades de Chapecó, São Miguel do Oeste, Lages, Fraiburgo, Tubarão e Alfredo Wagner.
Agências bancárias, do INSS e os principais acessos às cidades foram fechados por até 3 horas.

8 marco 5

8 marco 24

IMG 20170218 WA0134

Crédito fotos: Patrícia Duarte/FetrafSC

]]>
benhur.zanini@gmail.com (Super User) ROOT Thu, 09 Mar 2017 22:30:50 +0000
Oásis. Força planetária para uma nova primavera (Vankrunkelsven, Bruxelas, Bélgica) http://www.fetrafsul.org.br/index.php/138-oasis-forca-planetaria-para-uma-nova-primavera-vankrunkelsven-bruxelas-belgica http://www.fetrafsul.org.br/index.php/138-oasis-forca-planetaria-para-uma-nova-primavera-vankrunkelsven-bruxelas-belgica Já faz algum tempo que estivemos viajando pelo Brasil para lançar o novo livro de Wervel, ‘Oásis. Força planetária para uma nova primavera’, e o filme 'O Ritmo da lagarta': https://www.youtube.com/watch?v=N0Xf0uOal-U&t=830s . Em anexo, encontra-se um relatório das atividades.

Desde então, Wervel (www.wervel.be/pt) não ficou parada e continuamos trabalhando, na Europa, na conscientização sobre a importância do Cerrado e a interdependência da Europa com o Brasil. A partir de nosso encontro no Parlamento Europeu, fizemos um filme: https://www.youtube.com/watch?v=3EFns6PtAPI&t=8s. Esperamos que o filme e, também, o livro possam ser utilizados na Campanha da Fraternidade, a qual se inicia dentro de poucos dias. Aqui na Bélgica/Europa, nós estamos muito felizes com o fato de a Campanha deste ano ter como tema os biomas brasileiros, com destaque para o Cerrado. Parabéns e obrigado, querid@s brasileir@s!

Em anexo encontra-se, ainda, uma resenha da última obra de Wervel. CLIQUE AQUI!  Desde já, agradecemos! Sobre as illustrações da Universidade Federal de Matinhos (Paraná): https://www.youtube.com/watch?v=mKnVCCIFnpM&t=187s
Quem ainda quiser ajudar na distribuição do livro, pode entrar em contato com Luiz Young, em Curitiba: <luizfyoung@yahoo.com.br>;


Luc Vankrunkelsven, Bruxelas, Bélgica

www.wervel.be/pt e www.wervel.be/en

{youtube}N0Xf0uOal-U{/youtube}

{youtube}3EFns6PtAPI{/youtube}

{youtube}mKnVCCIFnpM{/youtube}

 

]]>
benhur.zanini@gmail.com (Super User) ROOT Thu, 23 Feb 2017 14:59:10 +0000
Alimentação Escolar: Santa Catarina na mira do TCU http://www.fetrafsul.org.br/index.php/137-alimentacao-escolar-santa-catarina-na-mira-do-tcu http://www.fetrafsul.org.br/index.php/137-alimentacao-escolar-santa-catarina-na-mira-do-tcu Em relatório divulgado há poucas semanas pela Controladoria Geral da União (CGU) o Estado de Santa Catarina aparece com uma série de irregularidades no uso de recursos para compra deAlimentação Escolar. Tanto, que o relatório contesta valores na ordem de 65 milhões de reais em irregularidades. O governo do Estado publicou nota através Secretaria de Educação de Santa Catarina (SED) contestando cada item do relatório, porém não é a primeira vez que o governo do estado sofre penalidade no uso dos recursos para Alimentação escolar. Em 2015 o governo teve os recursos bloqueados pelo FNAE.

]]>
benhur.zanini@gmail.com (Super User) ROOT Mon, 21 Nov 2016 13:56:08 +0000
HABITAÇÃO: FETRAF SC PARTICIPARÁ DE REUNIÃO EM SÃO PAULO http://www.fetrafsul.org.br/index.php/136-habitacao-fetraf-sc-participara-de-reuniao-em-sao-paulo http://www.fetrafsul.org.br/index.php/136-habitacao-fetraf-sc-participara-de-reuniao-em-sao-paulo Em virtude da conjuntura política, econômica nacional e a pauta do governo que propõe destruir direitos e conquistas dos trabalhadores, as entidades do campo sindical, social se movimentam para fazer o enfrentamento e reivindicação das pautas de políticas públicas que vinham sendo implementadas. A Contraf Brasil vem convocando todos os trabalhadores e trabalhadoras da Agricultura Familiar para participar da Plenária Nacional dos movimentos Rurais e Urbanos que lutam pelo direito à moradia que o correrá nos dias 24 e 25 de novembro na cidade de São Paulo.
Em Santa Catarina, a Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar e a Cooperativa de Habitação dos Agricultores Familiar se movimentam para participar da atividade com Lisete Bernardi Secretária Geral e Comunicação da Fetraf SC e o coordenador da Cooperhaf Jandir Selzler. A presença na atividade é fundamental, uma vez que as medidas do governo apontam que o programa Minha Casa Minha Vida Rural poderá ter chegado ao fim, ou sofrerá drástica redução nos recursos inviabilizando a operacionalização do mesmo.
Segundo o coordenador Alexandre Bergamin é preciso as entidades articular, movimentar suas bases para sensibilizar o governo da importância em manter o Programa Minha Casa Minha Vida Rural no ritmo que ele vinha sendo implementado nos últimos anos. A demanda da habitação rural ainda é grande e caso o governo não mantenha um diálogo propositivo, aí precisamos entrar com uma pauta de pressão direta levando a Brasília os milhares de trabalhadores rurais que ainda aguardam acessar este direito.

Secretaria de Comunicação Fetraf SC

]]>
benhur.zanini@gmail.com (Super User) ROOT Mon, 21 Nov 2016 13:53:04 +0000
SINDICATO DE PALMITOS/SC FILIA-SE A FETRAF SANTA CATARINA http://www.fetrafsul.org.br/index.php/135-sindicato-de-palmitos-sc-filia-se-a-fetraf-santa-catarina http://www.fetrafsul.org.br/index.php/135-sindicato-de-palmitos-sc-filia-se-a-fetraf-santa-catarina Na tarde desta quarta-feira 16 de novembro o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Palmitos-Sintrup realizou assembleia da categoria e aprovou a filiação do STR a Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Estado de Santa Catarina-Fetraf SC/CUT e na Central Única dos Trabalhadores CUT/SC.
O sindicato atende uma base com aproximadamente 2 mil famílias de trabalhadores na agricultura familiar em seu município e possui uma história de muita luta e respeito na região. A filiação a Fetraf SC e a Central Única dos Trabalhadores-CUT representa o fortalecimento de nossas estratégias na região, uma vez que há outros Sindicatos da Agricultura Familiar do sistema Fetraf nos municípios vizinhos.

]]>
benhur.zanini@gmail.com (Super User) ROOT Thu, 17 Nov 2016 15:49:00 +0000
FETRAF SC, REALIZA CURSO AOS COLABORADORES DOS SINDICATOS http://www.fetrafsul.org.br/index.php/134-fetraf-sc-realiza-curso-aos-colaboradores-dos-sindicatos http://www.fetrafsul.org.br/index.php/134-fetraf-sc-realiza-curso-aos-colaboradores-dos-sindicatos A Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de Santa Catarina realizou neste dia 24 de outubro, manhã e tarde de formação com os colaboradores (funcionários) da microrregião extremo e noroeste na cidade de Chapecó. Atividade abriu com a fala do coordenador estadual da Fetraf Alexandre Bergamin, seguiu com mais três painéis conduzidos por: Neuri Alves assessor de Formação da Fetraf SC que tratou sobre ‘Relações Sociais e Humanas’, Cássia Ferrari, Assistente Social e Assessora que abordou ‘Atendimento nas Entidades’ e por Marcos Rozar, diretor estadual da federação que finalizou falando sobre Sistema de Gestão.

]]>
benhur.zanini@gmail.com (Super User) ROOT Thu, 27 Oct 2016 14:15:47 +0000
SEMINÁRIO DA AGRICULTURA FAMILIAR CATARINENSE http://www.fetrafsul.org.br/index.php/133-seminario-da-agricultura-familiar-catarinense http://www.fetrafsul.org.br/index.php/133-seminario-da-agricultura-familiar-catarinense Entidades da Agricultura Familiar de Santa Catarina realizaram neste dia 11 de outubro na cidade de Lages planalto serrano do Estado um grande seminário para debater a conjuntura política, cenários colocados e projeções futuras organizado em quatro painéis, sendo dois pela manhã e dois a tarde.

]]>
benhur.zanini@gmail.com (Super User) ROOT Thu, 20 Oct 2016 12:56:09 +0000
FETRAF SC REALIZA ATIVIDADE AMPLIADA EM LAGES http://www.fetrafsul.org.br/index.php/22-fetraf-sc-realiza-atividade-ampliada-em-lages http://www.fetrafsul.org.br/index.php/22-fetraf-sc-realiza-atividade-ampliada-em-lages A direção ampliada da federação dos trabalhadores e trabalhadoras na agricultura familiar de Santa Catarina encontra-se reunida nestes dias 10 e 11 de outubro na cidade de Lages região serrana do Estado para o Seminário Estadual da Agricultura Familiar que ocorrerá nesta terça feira. O seminário é parte de uma pauta unitária organizada com Apaco, Cresol Baser, Cresol Central, Cooperhaf, Unicafes, ONGs, entidades ligadas a Agricultura Familiar e também a participação da Universidade Federal da Fronteira Sul.
A federação iniciou as atividades já na tarde deste dia 10 (segunda feira) realizando uma reunião ampliada com sua direção para avaliar as ações realizadas até aqui, debater da conjuntura a partir da percepção dos membros da direção, avaliação das eleições municipais.

]]>
benhur.zanini@gmail.com (Super User) ROOT Mon, 10 Oct 2016 12:37:00 +0000
FETRAF SANTA CATARINA E AS ELEIÇÕES MUNICIPAIS 2016 http://www.fetrafsul.org.br/index.php/38-fetraf-santa-catarina-e-as-eleicoes-municipais-2016 http://www.fetrafsul.org.br/index.php/38-fetraf-santa-catarina-e-as-eleicoes-municipais-2016 Que tempo são estes? Que interesses estão no jogo das forças políticas? Que futuro pensamos para nosso país, o Estado de Santa Catarina e seus municípios? - São perguntas como estas que regam a terra árida das motivações atuais.
Não há dúvida que atravessamos um dos momentos mais difíceis na história de nossa jovem democracia. Aquele trabalho que levou décadas para formar uma geração organizada, politicamente orientada, consciente, capaz de mudar os rumos da nação, transformar regiões inteiras do país em campos férteis da esperança e a certeza de ser a política a medida da produção.

]]>
benhur.zanini@gmail.com (Super User) ROOT Fri, 07 Oct 2016 11:02:00 +0000