Voce esta aqui: Imprensa Notícias

Últimas Notícias

Fetraf-Sul elege e dá posse para nova direção

E-mail Imprimir PDF
AddThis Social Bookmark Button

Foi empossada na última quarta-feira(24), a nova direção da Fetraf-Sul, que assume a gestão da federação por um período de três anos, de 2016 a 2018. O ato aconteceu em Pinhalzinho, Santa Catarina, no V Congresso da entidade, que reuniu mais de 300 lideranças e dirigentes dos três estados do sul do país.

O novo coordenador geral, Vilson Alba, enfatizou em seu discurso de posse a importância da organização dos agricultores familiares para as lutas que serão necessárias para o próximo período. Alba apontou ainda como desafios principais da nova gestão, a retomada do debate em torno do Projeto de Desenvolvimento Sustentável, Alternativo e Solidário para o campo e a discussão sobre a organização sindical e sustentação financeira.

acf6c71483c3f1233ecf35d9d3c86e1a

O dirigente Rui Valença, que deixa a coordenação da entidade, afirmou que o grande desafio da agricultura familiar no momento é manter o que já foi conquistado. “Até 2013 vivemos numa época de consolidação das políticas públicas, como habitação, crédito rural, seguro agrícola, dentre outros, e agora esses direitos estão ameaçados”, falou. Valença salientou que a agricultura familiar não pode retroceder e que para tal, será preciso mobilização dos agricultores familiares e do movimento sindical. “A luta da agricultura familiar, que vem desde os anos 80, proporcionou grandes conquistas e agora temos a missão de mantê-las e não permitir que sejam minguadas” finalizou.

Além da posse da nova direção, o congresso também deliberou sobre as próximas ações da Fetraf. Entre os encaminhamentos estão o conjunto de mobilizações a serem realizadas em março, com foco na previdência e habitação rural; a participação no grande ato em defesa da democracia, no dia 31 de março em Brasília e a Jornada Nacional de Lutas da Fetraf-Brasil, a ser realizada entre 11 e 14 de abril, na capital nacional.

Abaixo segue a nova composição da Fetraf-Sul:

Coordenador Geral: Vilson José Alba

Secretário Geral: Ednei Gawenda

Coordenador de Finanças: Aerton Luis Valmorbida

Coordenadores adjuntos nos estados:

Rio Grande do Sul: Delma Zucco

Santa Catarina: Anderson Giacomeli

Paraná: Eder Borba

Conselho Fiscal:

Andressa Rosseti – Rio Grande do Sul

Onei Polli – Santa Catarina

Cecilia Erthal – Paraná

Suplentes: Adilson Szady, Paulo Roberto Tonetti e Laercio Cipriani.

Na ocasião foi empossada também a nova diretoria da Cooperativa Habitacional dos Agricultores Familiares (Cooperhaf).



Última atualização em Ter, 01 de Março de 2016 15:10

Feliz Natal e Próspero 2016!

E-mail Imprimir PDF
AddThis Social Bookmark Button
Natal_Ok_SC

Sindicatos finalizam 2015 com assembleias e confraternização

E-mail Imprimir PDF
AddThis Social Bookmark Button

Os sindicatos da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de Santa Catarina (FETRAF-SC) estão finalizando as atividades do ano de 2015 e organizam assembleias e confraternizações para compartilhar seus trabalhos com os agricultores familiares associados.

Agricultores participam de ato em defesa da democracia em Florianópolis

E-mail Imprimir PDF
AddThis Social Bookmark Button
12342332_1099451233428304_3714763884809673114_n

Agricultores familiares de Santa Catarina participaram nesta quarta-feira, 16, em Florianópolis, de um Ato Unificado em Defesa da Democracia, Contra o Golpe, Fora Cunha e Contra o Ajuste Fiscal. A manifestação foi organizada pela Central Única dos Trabalhadores de Santa Catarina com apoio dos movimentos sociais (urbanos e rurais).

FETRAF e Cooperhaf recebem ministro do Desenvolvimento Agrário

E-mail Imprimir PDF
AddThis Social Bookmark Button
m_AO-7991

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, participou nesta terça-feira, 15, de um evento realizado pela Cresol Central no município de Chapecó. A atividade comemorou os 20 anos de Pronaf e os benefícios que o programa proporcionou à agricultura familiar (investimentos para lavoura, compra de maquinários e melhorias na propriedade que resultam na melhoria da renda e melhor qualidade de vida para a família).

Balanço positivo para o Crédito Fundiário

E-mail Imprimir PDF
AddThis Social Bookmark Button
m_0-0

O ano de 2015 fecha com balanço positivo para o Programa Nacional de Crédito Fundiário. Mais de 138 mil agricultores familiares foram atendidos pela política pública e a arrecadação de retorno ao Fundo de Terras chegou a meta de R$ 185 milhões, além disso, 30 mil famílias receberam assistência técnica (ATER). O balanço foi apresentado durante a Oficina Nacional de PNCF que aconteceu em Brasília.

Página 3 de 369

Joomlart