Voce esta aqui: Imprensa Notícias

Últimas Notícias

MDA apresenta propostas para pauta da crise do leite

E-mail Imprimir PDF
AddThis Social Bookmark Button

Nesta semana o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) recebeu as lideranças da FETRAF-SUL/CUT de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, Unicafes, autoridades políticas e representantes de cooperativas para debater e apresentar propostas para a pauta referente à crise do leite. Agricultores familiares de diversas regiões aguardam o pagamento do leite entregue às empresas notificadas pela operação “Leite Adulterado”.

“Objetivo é aumentar a renda e a produtividade da agricultura familiar”

E-mail Imprimir PDF
AddThis Social Bookmark Button
m_rossetto_rochinski

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Brasil (FETRAF-BRASIL) está realizando a reunião da direção ampliada durante esta semana em Brasília e na terça-feira, 09, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, participou da atividade para tratar sobre políticas públicas voltadas aos agricultores familiares e prospecções de um futuro positivo para o rural brasileiro.

Fetraf cobra ações do governo para agilizar o CAR

E-mail Imprimir PDF
AddThis Social Bookmark Button

1369574268_513393234_1-Fotos-de-Cadastro-Ambiental-Rural-CAR

Em reunião realizada ontem, (8), com o Ministério do Meio Ambiente, em Brasília, a Fetraf cobrou ações do governo no que se refere ao pagamento dos custos com o CAR – Cadastro Ambiental Rural. A Federação manifestou preocupação com o baixo número de cadastros realizados até agora, apenas 500 de um total de 470 mil, tendo em vista que o prazo de entrega é até maio de 2015, prorrogável por mais um ano, ou seja, maio de 2016.

A coordenadora da Fetraf no Rio Grande do Sul, Cleonice Back, destacou a necessidade do governo assumir as despesas operacionais. “Alguém precisa pagar os custos. Os sindicatos estão a disposição para ajudar a realizar o CAR, no entanto, não têm condições financeiras de arcar com os gastos necessários para o procedimento. Se nada for feito, vai sobrar mais uma vez para o agricultor pagar a conta”, salientou.

Na ocasião a coordenadora também lembrou que vários agentes financeiros já estão solicitando o CAR dos produtores rurais para contratação de crédito. Ela evidenciou ainda, que escritórios particulares estão cobrando a quantia de R$ 50 até R$ 1 mil para realização do cadastro.
O Ministério do Meio Ambiente sugeriu nova reunião, com com o MDA para tratar do assunto.

Coordenadores acompanham reunião da FETRAF-BRASIL

E-mail Imprimir PDF
AddThis Social Bookmark Button

Os coordenadores da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar da Região Sul (FETRAF-SUL/CUT) estão em Brasília para participar da reunião da direção da executiva ampliada da FETRAF-BRASIL que acontece entre 09 e 11 de dezembro de 2014. Os tesoureiros de cada Estado filiado à Federação nacional também participam da atividade.

Agricultores gaúchos jogam leite fora por falta de recolhimento

E-mail Imprimir PDF
AddThis Social Bookmark Button

1

Cerca de 300 agricultores da região norte do estado do Rio Grande do Sul que vendiam leite para a Cotrel (Cooperativa Tritícola Erechim Ltda) estão descartando o produto por falta de recolhimento. O fato acontece desde a última quarta-feira, 3, quando foi deflagrada a 7ª “Operação Leite Compensado” que autuou o posto de resfriamento Rempel & Coghetto Ltda de Jacutinga-RS e a Cotrel de Erechim-RS, por adição de água e sal na bebida.

Desde a operação, a Cotrel não recolhe mais leite e, esses produtores ainda não conseguiram fechar negócio com outras empresas. O secretário geral do Sutraf-Alto Uruguai, Douglas Cenci fala que a situação na região é de desespero por parte dos agricultores."Uma parte dos que entregavam para a Cotrel fecharam venda com outras empresas da região, no entanto, temos em torno de 300 famílias da região do Alto Uruguai que ainda não têm para quem comercializar o produto e, diariamente o descartam nas propriedades”, destaca.

Diante da problemática a Fetraf participou ontem, 8, de audiência com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Cooperativas ligadas a UNICAFES (União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária), onde discutiu soluções para a cadeia produtiva do leite.
Última atualização em Ter, 09 de Dezembro de 2014 08:34

Beneficiários do "Minha Casa Minha Vida - Entidades" aprendem técnicas de decoração com garrafas Pet

E-mail Imprimir PDF
AddThis Social Bookmark Button

20141204_152703

Na tarde da última quinta-feira, (4), os beneficiários do Programa Minha Casa Minha Vida –Entidades (MCMV) do município de Jacutinga-RS, participaram de mais uma etapa de qualificação do Projeto Social, executado pela COOPERHAF-RS, que objetiva formação e geração alternativa de renda ao público que será contemplado com casas novas no meio urbano.

Na oficina, realizada na sede do Centro de Referência em Assistência Social de Jacutinga (CRAS), os beneficiários aprenderam técnicas de reaproveitamento de embalagens de garrafas Pets para decoração natalina. Foram produzidas guirlandas e sinos natalinos, a partir do material reciclável. A atividade foi coordenada pela Assistente Social da COOPERHAF-RS, Deuvanes F. Consalter, e, pela coordenadora de Habitação da Prefeitura Municipal de Jacutinga, Daniele Zanella.

A assistente social Deuvanes F. Consalter explica a importância da ação realizada. “A oficina objetivou reaproveitar material descartável e reciclável, além de mostrar que a decoração natalina e o embelezamento das casas pode vir a partir de embalagens que geralmente são jogados no lixo, unindo desta forma, economia com preservação ambiental”, afirma.

Mensalmente são realizadas atividades de capacitação com as famílias beneficiárias do programa habitacional, com o intuito de prepará-las e qualificá-las para buscar formas alternativas de geração de renda.

Página 3 de 337

Joomlart